Como aplicar Inbound Marketing para a pequena e média empresa?

Inbound Marketing é a solução

Como utilizar o Inbound Marketing? O grande poder do Inbound Marketing  é que o seu cliente chega até você, mas você precisa estudar quem é o seu público-alvo, criar o conteúdo certo e estar no lugar adequado.

Saiba o conceito de Inbound Marketing AQUI:  O que é Inbound Marketing?.

Outra vantagem, é que o custo para aplicar  Inbound Marketing  é menor que outras estratégias de Marketing Tradicional, custando 62% menos que mídias tradicionais.

Através do seu conteúdo de qualidade gerado, você passará a ser autoridade em seu nicho de mercado e quando alguém precisar do serviço de sua pequena ou média empresa, o seu público lembrará de você.

1. Saiba quem é seu público (persona)

O primeiro passo para desenvolver Inbound Marketing para sua empresa, é saber com que público você vai falar para direcionar suas estratégias. O seu público- alvo na Internet se chama persona.

Defina o seu público com todas as características possíveis, como idade, profissão, renda familiar, interesse e mais. Veja sobre persona aqui:  O que é persona.

2. Faça um Planejamento de Marketing de Conteúdo

Um bom  planejamento de Marketing de Conteúdo é de extrema importância para guiar seus objetivos e estratégias.

Estude como funciona a Jornada do consumidor de sua persona, também faça uma boa análise do mercado e de sua concorrência.

3. Desenvolva um blog corporativo

Blogs geram autoridade e ajudam a vender, a maneira mais rápida e eficaz de ser respeitado por alguém é ensinar algo para outra pessoa.

Gerar conteúdo através de um blog ajuda a sua empresa a ser encontrada pelos mecanismos de busca, ou seja, publicando conteúdo relevante para seu público alvo de forma continua, a sua chance de ser indicado pelos mecanismos de busca aumenta a cada artigo.

Agora vamos fazer o seguinte exercício:

  • Pense em um site institucional que apenas apresenta horário de funcionamento, missão, valores e talvez uma tabela de preços.
  • Agora já imagine um site que além do conteúdo institucional, possui um blog sobre o assunto que você domina, com Ebooks, artigos bem escritos, cases de sucesso, guias e dicas interessantes para seu leitor?

Qual é opção é mais atrativa para você?

Aposto que você respondeu a segunda opção.

Concluindo, fica claro que a empresa que possui um blog tem mais oportunidades para ser encontrada e desenvolver um relacionamento com seu público.

4. Utilize ferramentas de automação de marketing

A grande essência do Inbound Marketing é gerar leads qualificados e nutrir esses leads até que estejam preparados para virarem clientes.

A ferramenta que utilizo atualmente e recomendo para gerenciar meus leads e fazer as campanhas de e-mail marketing é o RD Station, da Resultados Digitais.

O RD Station também ajuda na programação de suas postagens nas redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

5. Trabalhe com redes sociais

As mídias sociais são ferramentas para divulgar o seu conteúdo e aumentar sua audiência e engajamento.

Saiba em que redes sociais estão o seu público e faça um bom Planejamento de Conteúdo.  

Conclusão

Espero que você tenha compreendido como o Inbound Marketing pode ajudar a pequena e média empresa a conseguir clientes.

Gostou do artigo? Compartilhe! E se ocorreu alguma dúvida, coloque nos comentários.

Inscreva-se na minha LISTA VIP e receba conteúdos exclusivos.

Junte-se a outros leitores inteligentes
Assine minha lista e receba conteúdo exclusivo


Sobre
Sou publicitária, apaixonada por Marketing Digital e pretendo ajudar você a alavancar seu negócio na Internet através de Marketing de Conteúdo. Entre em contato: (11) 9.8551-1442 ou lizandra@publicitariadigital.com.br
Entre em contato

Start typing and press Enter to search