Como gerar vendas através de Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo para gerar vendas

Muito tem se falado da importância de criar bons conteúdos para ter uma boa estratégia de marketing. Mas você sabe realmente o que é Marketing de Conteúdo e para que serve?

O Marketing de Conteúdo pode ser definido como o marketing que atrai seu público-alvo com conteúdo relevante e rico, gerando valor para seu possível cliente ou cliente existente, sempre com o objetivo de crescer sua rede de relacionamentos e gerar vendas.

Marketing Tradicional x Marketing de Conteúdo

O Marketing tradicional, aquele que “empurra” o produto ou serviço para seu público alvo, já não faz mais sentido.

Estamos na era onde o consumidor tem absoluto poder, onde o dever dos profissionais de Marketing é descobrir quem é seu público e envolve- lo com conteúdo interessante, não apenas focar em VENDER, VENDER e VENDER.

O conteúdo relevante gera uma coisa muito importante, chamada autoridade.

A empresa que demonstra que sabe o que está falando, gera confiança perante seu público, trazendo resultados positivos em suas estratégias de marketing.

Seguem algumas das principais estatísticas sobre Marketing de Conteúdo: (Fonte: Rock Content)

  • 71% das empresas adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo e 58,3% pretendem adotá-la e já deram início a fase de implementação. (Content Trends, 2017)
  • 38,9% apontam a falta de tempo e de equipe como as principais causas de não adoção da estratégia de Marketing de Conteúdo. (Content Trends, 2017)
  • 53,5% das empresas que adotam Marketing de Conteúdo sabem os números de visitantes mensais que recebem. Já 66,7% dos negócios que não adotam a mesma estratégia, desconhecem o número de visitas. (Content Trends, 2017)
  • O Marketing de Conteúdo é adotado por 79% das instituições de educação. (EduTrends, 2016)
  • O Marketing de Conteúdo traz 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam. (Content Trends, 2017)
  • 60% apresentam apenas a equipe interna como a responsável pela produção de conteúdo. (Content Trends, 2017)
  • 60% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo para blog é a principal prioridade do Inbound Marketing. (HubSpot, 2016)

Mas como começar esse processo?

1.Gere conteúdos que atraem e convertem

Conheça bem sua audiência e sua persona, para criar conteúdos que sejam interessantes para seu público.

Entregue informações que as pessoas estão procurando em seu nicho e ao mesmo  tempo lhe agradem. Adote uma linguagem que seja ideal para seu público.

Caso seu público seja jovem, procure adotar uma linguagem mais informal.

No momento de escrever o conteúdo pense em qual é o seu objetivo.  Seu objetivo é gerar leads? Pense na possibilidade de ter um blog, escrever ebooks e fazer webinars.

2. Crie conteúdos ricos

A criação de um bom ebook, aliada a uma Landing Page bem feita que mostra os benefícios do material com foco na conversão,  aumenta o número de visitantes de seu site iniciando o ciclo de vendas.

3. Adote Call-to-Actions (CTA’s)

Em seus artigos em seu blog, direcione seu público para a página de conversão que deseja.

Ao produzir seu artigo, crie links para landing pages que possuem relação com o tema abordado,  inclua imagens que levem a sua audiência a aumentar o seu interesse e conduza-o assim a subir uma etapa no seu ciclo de vendas.

4. Compreenda o processo de geração de Leads

Produza conteúdos diferentes para cada etapa do funil, separando seus Leads em grupos e sempre com o objetivo de levar o seu Lead para o próximo estágio. Seguem etapas do processo:

  • Convertendo seus visitantes em leads:  Neste etapa, você precisa educar seu potencial cliente sobre como você pode atender as dores e necessidades dele.

  • Convertendo um Lead em oportunidade: O seu lead já conhece seu produto/ serviço, trabalhe com conteúdo mais específico.

  • Convertendo uma oportunidade em vendas: Nesta etapa, apresente seu produto de  maneira mais direta. Demonstrações do seu produto/solução, cases de sucesso, comparativos técnicos que ajudem a fechar a venda são ótimas sugestões  para esta etapa.

Conclusão

Espero que você tenha compreendido como gerar vendas através de Marketing de Conteúdo.

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Sou publicitária, apaixonada por Marketing Digital e pretendo ajudar você a alavancar seu negócio na Internet através de Marketing de Conteúdo. Entre em contato: (11) 9.8551-1442 ou lizandra@publicitariadigital.com.br
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