8 Táticas para você saber como escrever bem um artigo

Saiba como escrever bem seu artigo 

É fácil escrever um bom artigo? Escrevo inspirada nessa dúvida que tanto recebo e agora pretendo ajudar você nessa tarefa de saber  como escrever bem  seu artigo, mas não fique desesperado(a), pois essa é uma das grandes dificuldades das pessoas que querem iniciar um blog.

Através dessas táticas, você conseguirá desenvolver um artigo do zero de forma clara e precisa.

Saiba as táticas que irei apresentar:

1. Escolha da ideia e do tema

2. Análise da concorrência

3. Como começar uma introdução

4. Faça uma lista dos principais tópicos

5. Escolha bem as fotos

6. Faça Link Building correto

7. Escolha da Call to Action

8. Revisão do texto

 

 

Tática 1: Escolha da ideia e do tema

Antes de escrever seu artigo ideal para ter um blog de sucesso, você deve se perguntar se as pessoas vão se interessar pelo tema que você quer escrever.

A grande sacada de escrever o artigo que gera tráfego e compartilhamento nas redes sociais é saber se a sua persona tem interesse sobre o assunto. Leia sobre: o que é persona AQUI.

Primeiramente, você irá começar com uma pesquisa no Google, veja quais artigos foram publicados com o tema escolhido.

Separe os artigos que achou mais interessante e relevante para seu público, preste atenção também em seus títulos.

Ferramentas de pesquisa para desenvolver um artigo

Saiba algumas ferramentas para pesquisa de palavras-chave:

Google Trends

No Google Trends você verifica as tendências e dados mais recentes do Google, vendo o interesse das pessoas por tempo e localização.

Google Adwords Keyword Planner

Através da ferramenta, você consegue verificar como é o nível da busca do tema desejado e as palavras-chave mais buscadas dentro do assunto desejado.

Keyword Tool

Essa ferramenta complementa a anterior citada, ajudando também a saber o que as pessoas estão procurando.

Tática 2: Análise da concorrência

Faça uma análise dos artigos de seus concorrentes que você separou em sua pesquisa. Verifique os artigos que estão nas primeiras buscas do Google e leia atentamente.

Faça a pergunta: O que você pode fazer de mais interessante que seu concorrente? De repente criar uma melhor experiência para seu leitor dentro do artigo, ou até criar um título mais atraente sobre aquele assunto.

Tática 3: Como começar uma introdução interessante

Existem várias maneiras de começar uma introdução em um artigo, um exemplo interessante é fazer uma pergunta para seu leitor, como foi feita na introdução desse mesmo artigo, fiz a seguinte pergunta: É fácil escrever um bom artigo?

Desperte o interesse de seu público para que inicie a leitura do artigo e continue o texto de forma interessante para que seu público continue lendo.

Tática 4: Faça uma lista dos principais tópicos

Antes de começar a escrever seu artigo, já coloque todos os tópicos que você irá abordar.

Com essa tática, fica muito mais fácil escrever os textos, deixando seu artigo mais organizado e com uma boa leitura para seu público.

Tática 5: Escolha bem as fotos

Para que seu artigo fique com uma boa estética, escolha fotos relacionadas ao assunto e com boa resolução.

Existem vários sites para captar fotos, o que eu mais uso é o Freepik, que possui imagens interessantes.

Tática 6: Faça Link Building correto

A estratégia de link building é o que vai mais trazer trabalho para você, mas vale a pena.

Você deve colocar em seus artigos, links apontando para outros sites mais relevantes, ou para páginas dentro do seu site que se relacionam com seu artigo.

Tática 7: Escolha da Call to Action

A função de um artigo é fazer o leitor realizar alguma ação, como fazer um comentário, compartilhá-lo, inscrever-se em sua lista ou até baixar um material rico.

Verifique qual é o seu objetivo e inclua sua Call to Action em seu texto.

Tática 8: Revisão do texto

Uma dica que funciona para o  blog da Publicitária Digital   é escrever todo o texto sem se preocupar com erros.

Depois do texto finalizado, faça a sua leitura em voz alta para conferir se houve algum erro de concordância ou gramatical.

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Sou publicitária, apaixonada por Marketing Digital e pretendo ajudar você a alavancar seu negócio na Internet através de Marketing de Conteúdo. Entre em contato: (11) 9.8551-1442 ou lizandra@publicitariadigital.com.br
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