7 Dicas práticas de como escrever bem em semanas

Saiba dicas de como escrever bem em semanas

Quer saber  como escrever bem  em apenas um mês? Através de pesquisas feitas com meus leitores, muitas pessoas ainda não possuem um blog ou não escrevem, porque não se sentem seguras para fazer isso ou mesmo não sabem como fazer.

Esse resultado é bastante curioso. Por isso recomendo a todos que façam pesquisa com sua audiência.

Não vou te iludir! Escrever de forma melhor não é tarefa fácil, mas através desse artigo, apresento dicas para você escrever bem.

Veja dicas para escrever melhor:

1. Tenha sempre por perto um caderno de anotação;

2. Crie um sistema para escrever seu artigo;

3. Desenvolva uma boa introdução;

4. Considere as perguntas que seus leitores fazem;

5. Revise seus textos antigos;

6. Leia livros dentro e fora de sua área;

7. Tenha foco na sua produção de conteúdo.

1. Tenha sempre por perto um caderno de anotação

7 Dicas práticas para escrever bem em semanas

Para que nenhuma ideia seja perdida, sempre tenha um caderno de anotações por perto, ou utilize um aplicativo de notas em seu celular.

Eu falo por experiência própria, pois sei que as ideias surgem quando a gente menos espera. Crie o hábito de escrever suas ideias e faça seus conteúdos de maneira mais fácil e rápida.

Essa dica também vai te ajudar a desenvolver sua criatividade para produzir bons conteúdos.

2. Crie um sistema para escrever seu artigo

Antes de escrever um artigo para blog, separe seu artigo em partes. Você deve dividir seu artigo nas seguintes partes:

  • Título

  • Subtítulo

  • Introdução

  • Tópicos

  • Conclusão

Aconselho você a começar esse artigo por esse sistema, mesmo você sendo um blogueiro experiente. Para o corpo do texto, coloque os principais tópicos que vão ser abordados.

E na conclusão é feita a ressalva do que seu público aprendeu com o artigo.

3. Desenvolva uma boa introdução

A introdução de um artigo é seu início. Você irá introduzir sobre o assunto que será abordado. Por incrível que pareça, existem vários blogs que não se preocupam com a introdução de um texto.

A introdução do seu artigo deve ser atrativa para que seu público tenha curiosidade de continuar lendo. Geralmente introduções que iniciam com perguntas são mais interessantes.

Veja exemplo da introdução desse artigo:

“Quer aprender a escrever bem em apenas um mês? Através de pesquisas feitas com meus leitores, muitas pessoas ainda não possuem ou blog ou não escrevem, porque não se sentem seguras para fazer isso ou mesmo não sabem como fazer.

Esse resultado é bastante curioso. Por isso recomendo a todos que façam pesquisa com seu público.

Não vou te iludir! Escrever melhor não é tarefa fácil, mas através desse artigo, escrevo dicas para escrever bem um artigo.”

Acredito que ao fazer essa pergunta, você tenha continuado a ler esse artigo. 

4. Considere as perguntas que seus leitores fazem

Para escrever sobre assuntos que sejam interessantes para seus leitores, comece a escutá-los. Seja através das mídias sociais ou de sua lista de e-mail. Nada melhor que criar um relacionamento com seus leitores e responder as perguntas que eles fazem.

Não tenha a preocupação de fazer um artigo com uma resposta única, independente do seu nível de conhecimento sobre o assunto abordado. Se os blogs concorrentes também apresentarem a mesma resposta para sua pergunta, procure responder de maneira melhor ou com um título mais difícil de ser ignorado.

5. Revise seus textos antigos

Por mais que tenhamos cuidado ao escrever, eventualmente, pode acontecer alguns erros de digitação. E como a produção de um artigo geralmente não demanda muito tempo antes da revisão (sim, eu sei), é sempre bom conferir conteúdos já publicados.

Desenvolva o hábito de revisar seus conteúdos antigos.

6. Leia livros dentro e fora de sua área

7 Dicas práticas para escrever bem em semanas

Para escrever bem é preciso ler muito? O ideal é você adotar um livro de cabeceira. Escolha um livro que ache interessante e não passe um dia sequer sem abrí-lo.

Você pode escolher um livro que esteja dentro de sua área de trabalho, ou livro para relaxar mesmo. Tudo é válido para te ajudar a escrever melhor.

7. Tenha foco na sua produção de conteúdo

Quando for escrever um artigo, procure se desligar de tudo que pode tirar sua atenção. Uma dica é deixar seu celular em modo avião, para não se distrair com mensagens de WhatsApp, Facebook e outras mídias.

A concentração irá te ajudar na tarefa de terminar seu texto, já o foco irá te ajudar a alcançar seu objetivo.

Conclusão

Escrever bem é um dom? Através desse artigo, quero mostrar que para escrever bem é necessário ter conhecimento da Língua Portuguesa e principalmente muita prática, afinal escrever bem é um diferencial do profissional moderno.

Espero quer você tenha gostado das dicas. Se ainda ocorre alguma dúvida coloque nos comentários.

Junte-se a outros leitores inteligentes
Assine minha lista e receba conteúdo exclusivo


Sobre
Sou publicitária, apaixonada por Marketing Digital e pretendo ajudar você a alavancar seu negócio na Internet através de Marketing de Conteúdo. Entre em contato: (11) 9.8551-1442 ou lizandra@publicitariadigital.com.br
Entre em contato

Start typing and press Enter to search