Para que serve um blog profissional para a pequena e média empresa?

Como um blog pode ajudar a pequena e média empresa

A ideia da pequena e média empresa ter um blog profissional para se comunicar com seu público-alvo, ainda é tratada de forma irrelevante pelos responsáveis por essas empresas.

Através desse artigo, mostro a importância das pequenas e médias empresas gerarem conteúdo relevante através de um blog.

Blogs resolvem problemas e vendem

Quando você começa a ensinar sua audiência, você passa a ser respeitado por ela. Se o seu público verificar que seu conteúdo resolveu o problema que ele tinha, ou mesmo ajudou-lhe na solução, você será sempre lembrado.

Um blog envolve a jornada de compra, para chegar até a venda. As pessoas antes de procurarem um produto, primeiramente elas não sabem que precisam daquele produto e buscam pela solução de seu problema, que daí pode ser seu produto ou serviço.

Jornada de compra do cliente

1. Aprendizado e descoberta

Nessa fase, o seu público ainda não sabe que tem um problema. O seu objetivo como empresa é gerar curiosidade e aumentar o conhecimento e interesse dele pelo assunto, gerar autoridade e confiança. Pense qual tipo de conteúdo irá gerar interesse do seu potencial comprador.

2. Reconhecimento do problema

Nessa fase, o seu público se interessou pelo assunto abordado e já entende do que se trata. Agora você tem que fazer o seu consumidor verificar que tem um problema, e relatar o escopo das possíveis soluções.

3. Consideração da solução

Nessa fase o comprador já faz a busca da solução de seu problema. A sua obrigação é ajudá-lo na busca das alternativas.

4. Decisão de compra

Agora o consumidor já está quase decidindo a compra. Basta você mostrar que seu produto é melhor que de seu concorrente, através de depoimentos e casos de sucesso.

Blog ajuda a sua empresa a ser achada

Gerar conteúdo único e de valor, de maneira recorrente, juntando estratégias de SEO faz com que você seja achado mais fácil pelos mecanismos de buscas. O Google coloca nas melhores posições, sites que geram conteúdo de forma constante e com isso o tráfego de seu site aumenta.

Blog é investimento a longo prazo

Para que serve um blog profissional para a pequena e média empresa?

Para investir em um blog não requer muito recurso, o que recomendo é ter um blog em plataforma WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo e é um plataforma fácil de usar.

Recomendo que a recorrência de suas postagens seja pelo menos uma vez por semana. Mantenha a frequência com disciplina, quanto mais você publica, mais você atrai seu público-alvo.

A grande vantagem do blog é que seus posts ficam permanentes. Sem precisar investir, você vai recebendo visitas orgânicas.

Você passa a ser referência em seu nicho de mercado

Um blog gera confiança e credibilidade, pois seu público percebe que sua empresa entende sobre o nicho de mercado que atua. O consumidor na hora de efetuar a compra, vai lembrar daquela empresa que passou informação relevante e o ajudou em suas decisões.

Maior relacionamento com seu público

Um blog cria um relacionamento com seu público-alvo, gera uma conversa, onde seu público pode interagir através de comentários nos posts, ou através de sua lista de e-mail. Recomendo que você responda a todos os comentários e dúvidas por e-mail.

Espero que tenha gostado do artigo e visto a importância de um blog para sua empresa. 

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