WhatsApp Marketing: Como fazer para sua empresa?

Saiba como fazer WhatsApp Marketing

Hoje em dia, existem mais de 5 bilhões de usuários e no Brasil são 200 milhões de celulares conectados ao WhatsApp. Deste total, 22% dos usuários tem smartphones, além de 5 milhões de tablets também terem acesso ao aplicativo.

Atualmente, mais de 12 bilhões de mensagens são trocadas em grupos do WhatsApp, o que torna esta função do aplicativo uma excelente forma de fazer “marketing viral”. Além de ser uma grande ferramenta para networking, o aplicativo está ganhando força entre as marcas como estratégia de marketing, na divulgação de produtos e serviços. 

Como baixar o WhatsApp no celular?

Veja o passo a passo para instalar o WhatsApp pelo sistema Android ou iPhone:

Primeiro passo:

No seu celular com sistema operacional Android , vá até a Google Play Store, se o sistema é do iPhone vá até a Apple Store, clique sobre o seu ícone correspondente na área de trabalho;

Segundo passo:

Depois de abrir a loja de aplicativos, vá até a sua barra de pesquisa e busque  por WhatsApp;

Terceiro passo:

Será mostrado para você uma seleção de aplicativos semelhantes, mas escolha o WhatsApp Messenger e clique sobre ele;

Quarto passo:

Na próxima janela que se abrir clique então em Instalar;

Quinto passo:

Após isso, o Android ou iPhone, se encarregará de introduzir o WhatsApp no seu celular e em questão de minutos você já poderá utilizá-lo.

Agora veja as maneiras para fazer WhatsApp Marketing para sua empresa:

1. Planejamento estratégico

Como em qualquer canal de mídia digital, utilizar o WhatsApp como estratégia de Marketing para sua empresa deve ter um bom planejamento, para que não vire mensagem comum, devem ser planejadas mensagens diferenciadas e com conteúdo que agregue valor.

Outra coisa para se atentar em relação ao WhatsApp Marketing é a moderação no envio das mensagens. É necessário saber dosar o número de mensagens enviadas para não ser invasivo e não cair no spam. Essa técnica deve ser diferenciada do e-mail marketing, onde é bem menos invasivo.

Esse canal está sendo muito útil pelas empresas, mas deve-se tomar muito cuidado, pois é um canal imediato e pode ser algo agressivo.

Mande mensagens somente para as pessoas que concordam estar na sua lista, se ocorrerem várias reclamações, reveja sua estratégia.

Uma ideia bacana que não é considerada SPAM, seria montar grupos de clientes e prospects ocorrendo uma troca de informações e divulgação de trabalho.

  • Planejamento da quantidade de mensagens;
  • Evitar a prática do SPAM (não ser invasivo).

2. Decidir que forma atuar

Deve- se alinhar o aplicativo com os outros canais online que já dispomos como Twitter, Facebook, blog e até mesmo e-mail marketing, definindo uma linha de atuação. Seja na divulgação ou atendimento, o WhatsApp não substitui nenhuma dessas ferramentas, mas surge como um canal a mais.

O WhatsApp não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente, mas também como um instrumento fácil, rápido e barato de nos colocarmos a disposição deste cliente.

O que alguns profissionais estão fazendo é o envio de dicas exclusivas que são enviadas somente por esse canal, como estou fazendo.

Faça parte da minha  LISTA VIP do WhatsApp com dicas de Marketing Digital:

  1. Clique no banner abaixo e mande a mensagem: Lizandra, quero dicas de Marketing Digitale  mande seu nome;
  2. Salve meu nome em seus contatos como Lizandra Telles – Publicitária Digital

3. Opções de estratégia de marketing

Com essa ferramenta podem ser feitas várias ações:

  • Boletim informativo: Este canal é muito válido para manter seus usuários informados. Mas cuidado! Recorde que a vantagem de imediatismo e o que WhatsApp é uma aplicação que as pessoas ficam coladas praticamente o dia todo, então não envie mensagens todos os dias, as mensagens devem ser periódicas, uma vez por semana, uma vez a cada 15 dias, etc. Além disso, se você usar esse canal de comunicação para esta função, o seu site deve ser responsivo. Lembre-se que os usuários acessam a partir de seu celular.
  • Conteúdo exclusivo: Utilizar esse canal para mandar conteúdo exclusivo e se aproximar mais de seu público, mandando vídeos e mensagens de voz.
  • Atendimento ao Cliente: Este é um dos mais válidos para usar este canal de comunicação. O estabelecimento dando atenção tão direta e imediata para seu cliente, ocorre um aumento em suas vendas e fidelização de seus clientes.

4.Use a ferramenta de forma criativa

Saia fora do comum. Pense no que você quer comunicar, discuta o assunto com pessoas de sua confiança e tome uma decisão criativa.

Não há limites para o Marketing atingir seus clientes desde que não seja invasivo. Novas tecnologias democratizaram o caminho para o marketing eficaz em um custo muito baixo e você deve aproveitar isso.

5. Use o WhatsApp para ter seu feedback

Outro uso do WhatsApp no marketing digital é como ferramenta de feedback de nosso público. É claro que já contamos com um verdadeiro arsenal de ferramentas, como as principais redes sociais, o Facebook, por exemplo, que até aqui vem dando conta do recado.

O WhatsApp tem como vantagem  a sua rapidez de uso. Todo mundo hoje em dia carrega consigo um smartphone, esteja onde estiver. Isso faz desse aplicativo a ferramenta mais à mão na hora de esclarecer qualquer dúvida.

Agora estamos no aguardo do WhatsApp Business.

Gostou do artigo? Compartilhe e inscreva-se em minha LISTA VIP para receber conteúdo exclusivo.

Junte-se a outros leitores inteligentes
Assine minha lista e receba conteúdo exclusivo


Sobre
Sou publicitária, apaixonada por Marketing Digital e pretendo ajudar você a alavancar seu negócio na Internet através de Marketing de Conteúdo. Entre em contato: (11) 9.8551-1442 ou lizandra@publicitariadigital.com.br
Entre em contato

Start typing and press Enter to search