Guia completo: Como criar um blog profissional em WordPress

Saiba como fazer um blog profissional

Através desse artigo, você aprenderá como criar um blog profissional em WordPress, passaremos o passo a passo para que você mesmo crie seu blog.

Por que criar um blog na plataforma WordPress? O WordPress, além de ser a plataforma mais popular do mundo, o seu ranqueamento no Google é muito melhor que outros tipos de CMS. Todas as empresas que trabalham com Marketing Digital utilizam a plataforma.

Também recomendamos esse sistema de gerenciamento de conteúdo, pois é o que utilizamos para o blog da Publicitária Digital.

Etapas para criar seu blog:

1. Registro do domínio;

2. Escolha uma hospedagem;

3. Faça o download do WordPress;

4. Enviar o WordPress para sua hospedagem;

5. Criar um banco de dados;

6. Conectar o WordPress à base de dados;

7. Escolher dados de login e nome do blog.

1.Registro do domínio

O domínio do seu blog vai representar sua identidade no meio digital, por isso é necessário você pensar muito bem e ter cuidado ao fazer essa escolha, pois você será lembrado pelo seu domínio.

As terminações mais populares são .com ou .com.br, mas outros sufixos como: .net, .edu, .org, .gov, .info, .biz, etc.

Recomendamos que ao criar seu blog, você compre o seu domínio e não utilize plataformas em versões gratuitas. Pois utilizando como exemplo, meublog.wix.com, meublog.blogspot.com, meublog.wordpress.com, você não estará transmitindo uma aparência muito profissional ao seu blog.

O registro de seu domínio pode ser feito pelo site: Registro.br. O valor do registro varia de acordo com a terminação que você irá escolher. Ou você pode comprar diretamente de serviços de hospedagem.

2. Escolha uma hospedagem

Após escolher seu domínio, é hora de definir a hospedagem de seu blog. Existem serviços de hospedagens que já oferecem o serviço da compra do domínio. Caso você opte por comprar pelo Registro.br, irá ter que fazer uma alteração de DNS.

Como integrar os dois serviços? Coloque os nameservers manualmente no painel de controle do site que você comprou seu domínio. Caso esteja com dificuldade de realizar essa tarefa, procure a Central de Ajuda do servidor de hospedagem contratado.

3. Faça o download do WordPress

Depois de criado o domínio e escolhido a hospedagem, agora você irá baixar o WordPress. O WordPress em português encontra-se no site:  http://br.wordpress.org/.

Como criar um blog profissional em WordPress

4. Enviar o WordPress para sua hospedagem

Após fazer o download do WordPress, é necessário transferi-lo para sua hospedagem.

O jeito mais fácil é através do CPanel, encontre a pasta Administrador de ficheiros,  faça o upload e extraia o WordPress.

Como criar um blog profissional em WordPress?

5. Criar um banco de dados

Para criar um banco de dados (database) e usuário (user), acesse a base de dados ( MySQL® Database Wizard) para fazer a criação.

Veja passo a passo esse processo:

Passo 1. Create a Database: Digite o nome do banco de dados e clique em Next Step.

Passo 2. Create Database Users: Digite o nome do usuário do banco e a senha. Coloque uma senha segura. Clique em Create User.

Passo 3. Add User to Database: Clique na opção All Privileges e depois  clique em Next Step.

Passo 4. Complete the task:  Verifique o nome do banco e do usuário. Anote no bloco de notas hostname, username, databasename e a senha que escolher. (Veja que hostname será localhost).

6. Conectar o WordPress à base de dados

Após realizar o upload da versão escolhida do WordPress, descompactar todos os arquivos e criar o banco de dados, acesse a url do seu site.

Você verá essa tela.

Aqui você irá realizar a conexão propriamente dita. Digite as informações de conexão do banco que o CPanel disponibiliza.

Antes de continuar, para melhorar a integridade do seu site e aumentar a segurança, fica aqui uma dica valiosa. Altere o prefixo das tabelas do banco de dados utilizando o último campo dessa tela.

Seja criativo utilizando letras e números. Veja o exemplo:

Clique em enviar.

Clique em instalar.

Estamos quase lá. Digite agora o título do seu site, o nome de usuário e senha de acesso ao painel administrativo (guarde isso muito bem guardado).

Detalhe importante! Essa opção deve ser desabilitada, caso contrário, o Google não irá enxergar seu site.

Clique em instalar.

Pronto! Se você visualizar essa tela o processo de instalação do seu site foi concluído com êxito.

Basta utilizar o acesso que criamos em uma das telas anteriores e começar o seu trabalho.

Agora ficou fácil de você criar seu blog. Sem desculpas.

Gostou do artigo? Compartilhe. E se ainda ocorreu alguma dúvida, coloque nos comentários.

Junte-se a outros leitores inteligentes
Assine minha lista e receba conteúdo exclusivo


Sobre
Sou publicitária, apaixonada por Marketing Digital e pretendo ajudar você a alavancar seu negócio na Internet através de Marketing de Conteúdo. Entre em contato: (11) 9.8551-1442 ou lizandra@publicitariadigital.com.br
Entre em contato

Start typing and press Enter to search