Por que fazer um Planejamento de Marketing de Conteúdo?

Por que fazer um Planejamento de Marketing de Conteúdo?Marketing de Conteúdo na prática

O Marketing de Conteúdo é vital para que as empresas tenham um relacionamento com seu público, façam a produção de conteúdo de forma correta e obtenham sucesso em suas estratégias de Marketing.

Mas para que sua estratégia obtenha resultado, é essencial fazer um planejamento de conteúdo.

A seguir mostro as etapas de um plano para seu negócio:

1.Você precisa entender o seu propósito

Sua estratégia ajuda a evitar o erro que está levando as empresas a falharem em Marketing de Conteúdo.

Antes de você começar o seu plano de marketing de conteúdo, você precisa entender por que você está criando conteúdo em primeiro lugar .

A melhor e mais simples maneira de solidificar a sua finalidade é criar o seu conteúdo baseado em sua missão de Marketing

2. Estude a concorrência

Analisar seus concorrentes é a única maneira capaz de compreendê-los e saber porque os clientes o escolheram, aos invés de empresas que oferecem produtos e serviços similares. Você tem que ganhar um insight sobre como a competição funciona para chegar à frente deles, então esta é uma razão importante pela qual é necessária a sua análise.

Você pode aprender muito analisando a sua concorrência, incluindo a verificação de melhores práticas. Existe uma técnica de marketing especial, que pode ser usada para sua empresa? O design de seu site é propício para aumentar as vendas? Se você vê uma  técnica de marketing que está trabalhando muito bem,utilize-a em sua vantagem.

Análise de concorrência irá ajudá-lo a identificar os pontos fortes e fracos de suas estratégias de marketing e isso é uma grande experiência. Assim que você tem esse conhecimento, você pode usar os pontos fortes e evitar os pontos fracos, explorá-los sempre que possível.

Veja o que você pode fazer de diferente na sua divulgação na internet, que pode ser melhor do que sua concorrência.

3. Persona ( Público Alvo)

Como já falei em outros artigos, a construção das personas ajuda muito a definir uma direção para seus conteúdos.

Quanto maior for o estudo de sua persona ideal, mais certa será a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Veja mais sobre personas em: Ebook – Marketing de Conteúdo para Iniciantes Criativos

4. Tipos de Conteúdo

Depois de obter as informações da persona, vamos definir que tipos de conteúdos iremos gerar para engajar nosso público alvo.

A produção de conteúdo pode ser desde fazer um blog, até contar histórias através de fotos e vídeos.

5. Redes Sociais

Depois do conteúdo definido, chega a etapa de verificar onde você vai distribuir seu conteúdo, para que ele chegue até seu público alvo.

Verifique quais são as melhores redes sociais para seu negócio, e mantenha uma periodicidade nas mesmas.

6. Cronograma de Ações

Por último é feito o cronograma de ações, onde você deve deixar claro o início das ações, frequência, distribuição de material e a sinergia entre todas as etapas.

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