Ferramentas para webmaster do Google: Sitemaps

Ferramentas para webmaster para seu negócio

O que são Sitemaps?

O sitemap é um “mapa do site”. Trata-se de um arquivo no formato XML, num padrão definido pela http://sitemaps.org/, e que lista todas as páginas do seu site, incluindo informações importantes como a data em que o conteúdo foi alterado, como que frequência seu blog ou site é alterado e outras.

Tratam-se de elementos importantes, pois são eles que relatam ao Google sobre a existência de novos artigos em seu blog. Utilizando-os de forma correta, você garantirá que todos os seus textos serão indexados pelo Google no menor tempo possível.

Como criar um Sitemap?

Eu utilizo o http://www.xml-sitemaps.com/. Basta colocar o endereço de seu blog e algumas informações adicionais, e o site cria seu sitemap. Após isso, basta fazer download do arquivo e colocá-lo em seu blog.

sitemap-publicitariadigital

Incluir sitemap nas ferramentas para webmaster do Google

Para conseguir fazer isso, você já deve ter cadastrado seu blog (ou site), nas Ferramentas do Google para Webmasters.

  1. Acesse as Ferramentas do Google para Webmasters e entre com seu usuário e senha.

2. Clique sobre o nome do seu blog.

sitemap-publicitariadigital2

3. No menu à esquerda, acesse a opção “Otimização” / “Sitemaps”

sitemap-publicitariadigital3

4. Clique no botão “Adicionar/Testar Sitemap”, que fica na parte superior direita da tela. Preencha o endereço do seu feed e clique em “Enviar Sitemap”. Caso seu blog esteja no Blogger, basta complementar como link gerado no Sitemaps.

sitemap-publicitariadigital4

5. Será exibida uma mensagem de confirmação, conforme abaixo. Clique na opção “Atualize a página” para verificar o resultado. Pronto! Com isso, o Google passará a ler regularmente o seu sitemap para avaliar se há novos conteúdos em seu blog. Normalmente, não será necessária nenhuma outra ação para que o Google encontre seus novos artigos.

google-webmaster-tools (1)

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE