5 Dicas de como criar uma fan page de sucesso

Como criar uma fan page no Facebook

Criar uma fan page no Facebook é muito importante em suas estratégias de marketing digital,  juntamente como um reforço de sua marca no meio digital, hoje ela se torna um complemento de seu site ou blog.

Mas criar uma fan page  vai além de se cadastrar e pronto! Para tem sucesso é importante ter um boa identidade visual, gerar conteúdo relevante e interagir com seus fãs.

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O que é um Fan Page?

A Fan Page é uma página criada dentro do Facebook voltada para empresas, marcas, artistas, profissionais autônomos e outros que desejam ter contato com seu público e obter clientes através do Facebook.

Infelizmente muitas pessoas ainda usam o seu perfil para divulgar sua empresa, existem vários motivos para ter uma fan page e não um perfil, mas o mais importante é a própria regulamentação do Facebook.

Seguem algumas dicas de como criar uma fan page para ter sucesso.

1. Identidade Visual

Estabelecer uma identidade visual para sua marca é necessário. Ela deve ser forte o bastante para ser reconhecida mesmo que não contenha o nome da fan page. Construir essa identidade visual leva tempo, mas uma vez estabelecida, é importante que seja reforçada a cada ação de marketing.

Em sua página no Facebook isso também é necessário: sua marca deve seguir um padrão de imagem que harmonize e, ao mesmo tempo, dê força ao seu logotipo. O primeiro passo é definir a imagem do perfil e da capa, uma combinando e complementando a outra. Além das imagens de capa e perfil, que por mais que sejam alteradas de tempos em tempos, são mais estáticas, todas as imagens publicadas na página devem seguir um padrão.

2. Escolha um bom nome para sua fan page

Esse é o passo mais básico e também o mais importante para criar uma página . Colocar uma série de palavras-chave sem contexto pode prejudicar a taxa de crescimento viral. Uma página que possui um nome parecido com spam, pode ser interpretada como tal pelos usuários do Facebook, deixando-os menos propensos a se envolverem com sua marca.

Após as 25 primeiras curtidas da página, o Facebook possibilita que a URL seja modificada. Isso é importante porque uma URL amigável traz benefícios para as estratégias de SEO, assim como é boa para o usuário. Uma URL cheia de números e caracteres sem sentido não é bem recebida pelos internautas, pois além de ser quase impossível memorizá-la, também pode ser confundida com spam. A URL com palavras contextualizadas já indica ao usuário do que se trata a página, sendo mais atraente e objetiva.

3. Insira o botão Fale Conosco

Cada atualização o Facebook está criando novas maneiras de interação entre as fan pages e os usuários. Um dos mais recentes, foi a inserção do botão de chamada para ação (Fale Conosco), ao lado da opção curtir, direcionado para qualquer página dentro ou fora do Facebook, que se alinhe aos objetivos da sua fan page. Uma excelente maneira de fazer com que os usuários que visitam a sua página realizem ações importantes para o seu negócio

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4. Trabalhe contéudo relevante

Ao trabalhar o conteúdo é importante ter um planejamento diário, semanal e mensal. As publicações devem variar de acordo com o público-alvo, e nessa hora ser criativo é essencial para oferecer conteúdo que desperte interesse dos internautas e que também seja de utilidade pública. Por exemplo: o fato de uma marca que vende produtos de determinado segmento não quer dizer que só tenha que falar sobre esse assunto em suas fan pages.

Muito mais que produtos, as fan pages devem oferecer bem estar, satisfação e informação relevante para seu público. Por isso essa premissa também deve ser explorada no Facebook. Os fãs de uma página estão interessados em dicas, curiosidades, mensagens agradáveis e alertas importantes. Isso deve ser trabalhado em cada postagem, claro, sempre respeitando o segmento de atuação da marca.

Quando necessário utilize-se do Post Patrocinado para alavancar sua audiência.

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5.Acompanhe as estatísticas

Diariamente o Facebook oferece aos gestores de fan pages informações valiosíssimas sobre a eficácia de suas ações. As estatísticas disponíveis no menu Informações ou na lateral direita da página podem ajudá-lo a acompanhar o número de curtidas em um determinado período, o alcance das publicações, o número de visitas, entre outros. Dessa maneira, é possível identificar o conteúdo mais popular ou até mesmo descobrir o perfil dos seus fãs, proporcionando uma melhor segmentação de público-alvo.

Como divulgar sua Fan Page?

A primeira dica para divulgar sua página é convidar seus amigos para curtirem sua fan page,

Na fan page tem uma opção que você consegue convidar seus amigos selecionando através de uma lista. Apesar de você correr o risco que sua notificação seja perdida no meio de várias, se o seu amigo se identifica com sua página, ele vai curtir.

Outra maneira interessante é divulgar o link de sua página em seu perfil e em grupos dentro do Facebook que se interessam pelo conteúdo que você irá postar.

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  • Excelente, anotei a dica da identidade visual que preciso trabalhar e muito em minhas estratégias, parabéns pelo artigo Lizandra

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